Quem sou eu

Minha foto
UM PROJETO DE ESCRITOR, O SERVO, O ESCRIBA E O SENHOR!

Seguidores

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PATATI PATATÁ

O ORIGINAL JAMAIS SE DESORIGINALIZA

Não quero deixar nenhum leitor com nó na língua, nem de forma alguma tornar a leitura embaraçosa desde o título, pois essa não é a função do título e tão pouco do texto. Fazer texto complicado é palhaçada. É que de repente, vendo meu filho de apenas 6 meses muito entretido ao assistir um DVD da dupla Patati e Patatá, emocionei-me e direcionei meu olhar de educador com o que deparei: uma produção “limpa”, totalmente educativa e desprovida dos maldito duplo sentindo de canções que pais despreparados acreditam ser infantis.

Sentei-me ao lado do seu carrinho e ali voltei a ser criança, ao ouvir trava-línguas, cantigas de rodas e outras músicas que adormeciam, há mais de 20 anos, nessa cabeça que hoje confunde até os dias da semana. Porém, não estou a escrever memórias. Quero elogiar e divulgar um pouco da história desses palhaços que encantam até hoje com magia e maestria.

Todos conhecem a cantiga "Se você quer brincar, é com Patatá; Se você quer sorrir, é com Patati". Ela existe desde os anos 60 e jovens dos dias de hoje ainda reconhecem esses versos.

Patati-Patatá era uma dupla de palhaços formada, respectivamente, por Agnaldo Soares e Renato de Oliveira. Ambos começaram trabalhando como animadores infantis, concorrentes, no disputadíssimo mercado mineiro. Renato usava o nome artístico de Palhaço Patatá enquanto Agnaldo se denominava O Tirolez Sapeca. Após alguns anos, juntaram suas forças, surigia aí "Patatá e O Tirolez Sapeca".

Em meados de 1959, investidores cariocas fechassem um contrato de 10 anos de radiodifusão de programas infantis estrelado pelos dois. O contrato foi muito comentado pois girava na cifra dos mil milhares de réis.

Por volta de outubro de 1959, uma equipe de especialistas começou a desenvolver o formato, e inicialmente o programa se chamaria "Os Dois Sapequinhas", dica de Agnaldo inclusive. Mas Renato não abria mão de Patatá, seu apelido desde a infância, e queria "Os Dois Patatá". Depois de muita discussão, concordaram com "Patatá-Patatá", mas Agnaldo, insatisfeito como não podia deixar de estar, resmungou baixo "Vai te catar". Num pulo, um dos produtores exclamou "É ISSO, PATATI-PATATÁ".Esta dupla, alternando os seus atores continua até hoje alegrando a criançada! (retirado de http://luisones.allflow.com.br).

Isso é apenas uma pena do travesseiro que esses dois juntam ou esparramam entre gargalhadas no coração do pequeninos, com caras pintadas, mas sem máscaras, assinando contratos capitalistas mas sem vender a alma ao diabo, vendendo seu produto sem alimentar ilusões consumistas criar . Fica a dica par loiras e morenas e pra todos que usam em vão o nome de palhaço nesse pais de “políticos”: é possível produzir um material de qualidade, capaz de atravessar gerações sem fazer as crianças e seus pais de palhaços. Ganha disco de platina tripla sem jogar baixo; ganha com raça...

Se você quer ganhá faz melhor que Patati e Patatá! Falo batido pra não ficar sentido.

RICARDO ALCÂNTARA DE MELO

3 comentários:

  1. Adorei, Ricardo! A história dos palhaços e a "história" da Pedagogia!

    Estou em débito com você, ou melhor, com vocês. Fim de ano é sempre uma loucura. Mas ainda haverá oportunidade para os cumprimentos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu visitei o blog Luisones (de onde vc tirou a história dos palhaços) e lá vi que aquele texto é uma obra ficcional. Ou seja, não sei se a criação da dupla se deu realmente dessa maneira. Talvez seja bom vc entrar em contato com o criados do texto e confirmar com ele antes de divulgar essa história.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. meu irmao fica assitindo isso toda hora e enche o saco.mas é viciante de alguma maneira.kkk
    legal saber a historia deles.

    ResponderExcluir